Categorias

sábado, 27 de novembro de 2010

Web como ferramenta de marketing eficaz

A economia atual exige gastos pragmáticos. As empresas precisam encontrar soluções inovadoras e práticas que as ajudem a continuar atraindo clientes e mantendo "awareness" entre o seu público-alvo no mercado.

O website da sua empresa é uma solução muito prática. Com os orçamentos apertados e recursos limitados no ambiente de negócios de hoje em dia, as empresas são obrigadas a avaliar com atenção os seus gastos, especialmente quando se trata de marketing. Um website, no entanto, é uma ferramenta que todas as empresas podem aproveitar para ajudar a aumentar a exposição de suas marcas, expandir o seu mercado-alvo e ajudar na expansão dos seus negócios.

Atualmente, o Brasil tem mais de 67 milhões de usuários de internet. Segundo previsões da indústria, o número de usuários de internet deverá praticamente duplicar para 1,8 bilhão no mundo todo por volta de 2012. Ser uma parte desse mundo digital em constante crescimento começa com seu nome de domínio e um website.

Seu website pode ser uma forma rentável para ajudar a promover o seu negócio a diferentes públicos-alvo e comunicar os seus pontos fortes para possíveis consumidores. Pense em seu website como um cartão de visitas ou um espaço para demonstrar e promover seus produtos. Ele pode, de forma fácil e rápida, transmitir as ofertas e os pontos fortes da sua empresa e permitir que os visitantes interessados adquiram seus produtos ou serviços. Ele ajuda a posicionar o seu negócio ou produto como eficazes para os consumidores, competitivos para os investidores em potencial e pode servir como a primeira introdução às pessoas que você deseja contratar.

Como na maioria dos casos, tornar seu website uma ferramenta de marketing eficiente começa com as noções básicas. O website deve ser de fácil uso, possuir um nome de domínio semelhante ao de sua marca ou produto para combinar com a imagem de sua empresa e ter sistemas de resposta presentes para o atendimento ao cliente. Informações sobre a empresa, produtos e até mesmo contato facilitam para que consumidores possam chegar até seu produto com maior facilidade.

O nome de domínio mais adequado


Um nome de domínio representa a marca e a identidade de sua empresa e de seus produtos na internet. Para ajudar a aumentar o seu reconhecimento na web, o seu nome de domínio deve ser simples, fácil de memorizar e algo com que as pessoas possam associar à sua empresa.

Selecionar o nome de domínio certo ajuda a aumentar a sua visibilidade na internet. Um nome de domínio .com é uma boa opção, pois esse é um dos domínios mais populares na internet atualmente. Ele é de longe a mais provável extensão que a maioria das pessoas procura ao buscar por um website, e os mecanismos de busca da internet de hoje são orientados para reconhecer o .com.

Se o nome de domínio que deseja para a sua empresa já estiver sendo utilizado, você pode procurar palavras ou nomes semelhantes, um slogan interessante, um nome de produto ou serviço, ou ainda considerar o uso de um neologismo. Você também pode utilizar gratuitamente alguma ferramenta de sugestão de nomes de domínio disponíveis na maioria dos websites de registro dos domínios .com.

Você também deve considerar o registro de vários nomes de domínios nesse estágio, para aumentar as chances de que seus clientes em potencial lhe encontre on-line em qualquer site de busca. Esses nomes de domínios similares podem conter possíveis erros de ortografia e variações do seu nome de domínio principal para aumentar as possibilidades de que seu domínio seja encontrado nos sites de busca. Outros nomes de domínios podem ser utilizados para redirecionar seus visitantes para o seu Web site principal, ou seja, você pode ter varios nomes de domínios como um domínio .com outro .net e apenas um website  basta redirecionar todos os nomes de domínios para um mesmo endereço ou o domínio principal.

O conteúdo é o Rei


Um fator chave para um website de sucesso é um bom conteúdo. Isso requer planejamento adequado e apresentação da informação com base na compreensão das exigências dos seus clientes. Assim, é prudente determinar o seu público-alvo e, então, criar um conteúdo que responda às suas exigências específicas perante os seus negócios.

Navegação limpa pelo website


Um bom projeto de navegação é um ingrediente essencial para qualquer bom website; a navegação é o roteiro do seu website. Os visitantes do seu website precisam saber três coisas essenciais: onde eles estão, para onde podem ir e como podem voltar para onde eles estavam.

Ajudando os seus clientes a encontrar você


Ajudar as pessoas a te encontrar na internet também é importante. Você deve promover o seu nome de domínio em todas as ocasiões, do cartão de visita aos materiais de escritório. Isso ajuda a apresentar sua companhia às empresas que podem não estar familiarizadas com o que você faz, mas que necessitam dos seus produtos e serviços.

Além disso, você pode registrar o seu nome de domínio em um ou mais Web sites de mecanismos de busca, já que muitos usuários de Internet os utilizam para buscar empresas e serviços. Além de registrar o website, alguns ajustes técnicos também são importantes no seu desenvolvimento (“otimização do mecanismo de otimização”), para que ele responda melhor às buscas. Lembrando que quanto maior o número de domínios que uma empresa possuir, maior serão as chances de um possível consumidor encontrar seu website.

Listando o seu website para obter visibilidade


Você também pode fazer um acordo com algum proprietário de um website com interesses semelhantes ou relacionados para que um website tenha o link do outro. Para isso, localize websites que tenham uma boa correspondência com o seu e entre em contato com o proprietário para perguntar se ele pode colocar um link seu no site dele em troca de você colocar um link dele no seu website. Se você vende acessórios, por exemplo, pode fazer uma troca de links com outro que venda roupas ou sapatos.

Ter um nome de domínio .com também ajuda a aumentar sua visibilidade na internet. O domínio .com é um dos domínios mais populares na Internet atualmente e é de longe a mais provável extensão que a maioria das pessoas procura ao buscar um website.

No ambiente econômico atual, as companhias estarão bem servidas para olhar para o website de suas empresas como uma ferramenta de marketing eficaz que ajuda a manter a exposição da marca consistente, especialmente com recursos limitados.

Bem-vindo ao mundo da internet!

Autora: Erica Saito é gerente regional de estratégia de negócios da VeriSign na América Latina

Fonte: B2B Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário