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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Classe C na web

A Classe C é sem dúvida a maior responsável pelo crescimento da Internet nos últimos 3 anos. Se em 2007 o Brasil possuía 37 milhões de usuários, 2010, devemos fechar com aproximadamente 75 milhões, ou seja, o dobro de usuários em apenas 3 anos. Muito se deve a entrada das classes baixa renda, CDE, na web nesse período, mas o mercado deve agradecer, aliás, ficar de olho na classe predominante do Brasil, a Classe C, responsável por 51% da população nacional, algo em torno de 100 milhões de pessoas.

Graças a esse número, que uma quantidade enorme de marcas começa a mirar a classe C, também, não é para menos, com a estabilidade da economia brasileira, a Classe C começou a comprar mais e melhor. Não está mais atrás do preço mais barato e sim da parcela que cabe em seu bolso. Não está mais atrás de qualquer produto, ela quer qualidade, quer ser bem atendida e exclusividade; assim como as classes AB, a Classe C também quer entrar em uma loja e ser bem tratada, quer ter produtos de qualidade e querem mostrar sua ascensão financeira através desses produtos dentro de sua comunidade.

Sociabilidade é um conceito presente nessa classe. Há tempos que a população mais humilde se ajuda na sua comunidade; entendemos a comunidade aqui como a rua onde moram, bairro ou mesmo o mesmo clube que frequentam. As pessoas comunicam sobre vagas de emprego, promoções em lojas, receitas de bolo, festa do vizinho, filmes, enfim, trocam informações diariamente, repito, a tempos.

Esse comportamento é repetido na Internet. Por isso, a Classe C é a mais ativa nas Redes Sociais, e acredita-se, que por causa dessa classe que o Facebook, maior Rede Social do mundo, tem 30% de cadastrados que o Orkut, são 30 milhões no Orkut frente 10 milhões no Facebook. O Orkut, por ter sido o pioneiro e mais simples, é hoje o preferido pelas classes mais baixas, prova disso, é que 90% dos acessos feitos em Lan houses, são no Orkut.

O poder econômico da Classe C está levando o seu aumento de consumo e esse comportamento, também está migrando para a web. Em 2009, dos 17 milhões de pessoas que compraram na web, 42% delas foram da Classe C, que não estão comprando livros. Estão comprando eletrodomésticos e eletrônicos, produtos que estão acima dos R$ 1.000,00. Isso se deve ao fato de que a Classe C está se acostumando a comprar, por isso, ainda se sente constrangido em entrar em lojas para comprar um produto em várias vezes e acreditam que comprar na Casas Bahia é "coisa de pobre"; além disso, comprar pela web dá a impressão da pessoa ser "antenada" o que lhe dá status de liderança na comunidade, isso é levado muito a sério pelas pessoas: "sou formador de opinião".

Em resumo, esses comportamentos estão sendo potencializados pela web. Aquela velha, mas atual, frase que a propaganda boca-a-boca é a melhor propaganda e que se antes uma pessoa influenciava 10 pessoas e hoje influencia 1.000 é verdadeira. A Internet está ajudando no consumo da classe C, está fazendo com que ela se relacione mais com outras pessoas e que possa influenciá-los no consumo.

Hoje, a Classe C não vive mais sem a Internet e cada vez mais as classes DE se transformaram em Classe C, fazendo com que a Internet cresça e com isso, cresça vendas também. Para saber mais sobre a Classe C na web, acesse o link: http://migre.me/2aJgE e veja o estudo que a o curso de Pós-Graduação de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia montou.

Fonte: Oficina da net

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