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quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dicas para e-mail marketing

E-mail marketing é uma das melhores, se não a melhor, ferramenta de venda na internet. Veja algumas dicas para fazer um bom relacionamento com seus assinantes e não ser considerado spammer.


Cultivando Relacionamentos


Estabelecer o primeiro relacionamento com um cliente é a parte mais difícil de qualquer estratégia de marketing. Uma vez conseguido isso basta cultivar esse relacionamento para que floresça de maneira benéfica para os dois lados. É um trabalho que requer cuidado e, por que não, carinho. Da mesma maneira que cuidar de uma planta é algo que demanda atenção regularmente, o relacionamento com clientes também exige um certo cuidado. Não há como simplesmente deixar o contato lá, esquecido, durante meses e esperar que ele continue valorizando a relação com sua empresa ou marca quando você resolver contatá-lo novamente.

É importante cultivar esse relacionamento, caso contrário ele deixará de dar o retorno desejado, da mesma maneira que uma planta esquecida irá secar e morrer. Claro que você pode posteriormente fazer um esforço para resgatar esse relacionamento, mas é um esforço que poderia facilmente ser evitado se trabalhado ao longo de todo o tempo. Pense, ninguém gosta de só ser contatado por amigos somente quando eles estão precisando de alguma coisa. Já teve um amigo que só te convidava para sair quando precisava de carona? Não deixe seu contato ficar com essa impressão. Cultive o relacionamento com seus contatos da maneira que eles merecem, ou seja, com carinho e atenção constante.


Divulgue suas boas práticas


Email marketing é muito mais que o envio de emails. Com o email marketing você desenvolve uma estratégia de relacionamento via email com uma base de clientes baseada em uma série de preceitos, como respeito à permissão dos destinatários, rastreamento de interações e conhecimento do perfil dos contatos, entre outros. Esses preceitos constituem o que é chamado comumente de "boas práticas do email marketing".

Essas práticas são obrigatórias para se utilizar a maior parte das ferramentas de email marketing, como no caso do emailmanager. Por quê? Porque nenhum sistema quer que seus envios sejam confundidos com spam, ou seja, com envio de email indesejado. Da mesma maneira você não quer que sua empresa ou marca seja confundida com um produto de segunda linha só porque tem as mesmas cores ou o mesmo formato. Nesse caso o que podemos fazer para deixar ainda mais claro para nossos destinatários que os emails enviados através de email marketing não devem ser confundidos com spam? Podemos, e devemos, divulgar sempre que possível que seguimos as boas práticas do email marketing.

Já ouviu a frase "Não basta ser honesto, tem que parecer honesto"? A ideia por trás desse tipo de pensamento é que é interessante divulgar, deixar explícito, que você é absolutamente contra spam e que segue fielmente as boas práticas do email marketing. Então não apenas siga as boas práticas de email marketing, deixe claro que essa é mais uma das razões que diferenciam sua empresa ou marca daquelas outras de segunda linha que costumam enviar spam.

Tenha sempre uma carta na manga


Quem trabalha com produção de conteúdo sabe bem, é sempre recomendado ter uma carta na manga para alguma emergência. Isso se aplica inclusive ao email marketing. Você pode estar trabalhando há dias em uma matéria específica, com tudo planejado para enviar para seus contatos, até que acontece algum imprevisto e aquela pauta fica inviável. O que fazer? Nada de desespero. Essa é a primeira providência. Gritar com atendente de suporte ou office boy não vai resolver o seu problema e muito menos se jogar da janela do seu escritório no nono andar. Calma, antes de tudo é necessário respirar fundo e aceitar que aquela ideia perfeitamente orquestrada que você vinha cultivando não pode mais ser utilizada.

Uma vez recuperada a calma é hora de pensar estrategicamente. Em pouco tempo não há como produzir nada mirabolante. É tempo de ser pragmático e se preocupar em enviar sua newsletter em tempo com um conteúdo minimamente aceitável. Tudo menos atrasar a sua edição que chega toda semana ao seu contato no mesmo exato minuto. Nessas horas é sempre interessante ter algumas cartas na manga, o que os jornalistas chamam de "matérias de gaveta", ou seja, algumas pautas ou matérias prontas que ficam à espera da oportunidade certa, como uma emergência, por exemplo. Geralmente são histórias não factuais que podem ser "requentadas" caso haja necessidade e não há nada de errado nisso. O que você tem que ter em mente é que não há como evitar completamente os imprevistos, mas que ajuda ter algum tipo de plano 'B" para colocar em ação no aperto. 
Fonte: EmailManager

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