Categorias

sábado, 27 de novembro de 2010

Spam é problema para 78% dos usuários do Facebook, diz estudo

.... Foto: Reprodução
Estudo ainda aponta que 77% dos usuários se sentem seguros na rede social, no entanto

Uma pesquisa da empresa de segurança F-Secure mostra que 78% dos usuários do Facebook acreditam que o spam se tornou um problema na rede social, e 49% deles recebem spam diariamente em seu feed de notícias.

Segundo a F-Secure, o spam chega ao Facebook "como redes afiliadas que agem em nome de marcas ou produtos", disse Sean Sullivan, analista de segurança da companhia, em um comunicado. Na prática, isso significa aplicativos que criam spam e perfis falsos.

A companhia cita como spam aplicativos como o botão "Dislike", usado por 12% da base do Facebook, ou apps que permitem ver quem visualizou seu perfil (outros 20%). "Uma vez que o usuário ativa um spam, ele se compartilha com todos seus amigos, possivelmente espalhando um golpe", diz a F-Secure. Os perfis falsos, por outro lado, mostram quase sempre mulheres jovens, que adicionam listas enormes de amigos antes de começar a espalhar links, a maioria para sites adultos.

A F-Secure diz, no seu estudo, que 77% dos usuários se sentem seguros no Facebook a maior parte do tempo. Suas maiores preocupações são sobre detalhes financeiros e reputações pessoais ou de marca, com 29% levantando questões sobre roubo de identidade e 28% preocupados com sua conta na rede social ser invadida. O estudo da F-Secure foi feito online em seu blog com 363 participantes de todo o mundo.

Fonte: Terra|

Nenhum comentário:

Postar um comentário