Categorias

sábado, 27 de novembro de 2010

A tecnologia está nas mãos: Saiba o que isto implica na vida das pessoas

Hoje fica bastante difícil nós dizermos o que é de fato tecnologicamente avançado! Todos os dias surgem milhares de aparelhos e softwares que está há muitos anos à frente do que fora inventado antes. Neste universo de criações, destacam-se os aparelhos que são móveis e oferecem mais de mil utilidades. Atualmente podemos nos conectar ao mundo através de um simples aparelhinho na palma da mão.
http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2713//td_nokia-e7-smartphone-01.jpg

Toda essa revolução tem ajudado na vida das pessoas? Será que se tornando um ser – humano totalmente equipado de tecnologias implica de fato em nosso dia a dia? Vamos tentar descobrir isso navegando pelas novas invenções e viajar pelo cyber mundo, talvez, assim, consigamos perscrutar nossa vivência com e sem essas novidades. Antes, porém, devemos entender o mundo do século XXI e perguntarmos a nós mesmos se ele manteria a mesma ordem sem tecnologia, sem a mobilidade dos aparelhos eletrônicos, sem a filosofia da comunicação moderna.


O pequeno mundo das tecnologias


Quando o homem começou suas primeiras invenções, talvez, não chamassem de tecnologia, mas, de arte. Mas, com o passar do tempo esse conceito foi se transformando em algo mais centralizado. Atualmente, denominamos tecnologia todas às inovações eletrônicas, sobretudo, em comunicação, sem levarmos muito ao pé da letra o conceito conservador. Um fator importante que ocorreu no mundo e precisava urgentemente dessa tecnologia diferenciada, foi à explosão demográfica e a necessidade de intercâmbio cultural e profissional, entre povos e nações. Da bolsa de valores ao abalo sísmico que ocorre em qualquer lugar do planeta, ter um monitoramento através de alta tecnologia é fundamental e precisamente necessário. Acredito que não existirá um planeta com mais de 6 bilhões de habitantes sem interligação entre culturas. Por isso se faz necessária e urgente a cada dia novas formas de avaliar, comunicar e entender o planeta!


A mobilidade eletrônica per capita


Furtando o termo latim dos economistas, quero trazer à baila um conceito fundamentado na criação de aparelhos eletrônicos móveis na vida de cada um dos quase 7 bilhões de seres humanos no planeta. Hoje nós podemos nos comunicar através de aparelhos de mil e uma utilidades, a exemplo do Smartphone, um pequeno aparelhinho que cabe na palma da mão que você pode conversar com as pessoas, ouvir música, navegar na internet, enfim, possui todas às características mínimas de hardware e software. Com ele pode se alcançar até 32GB de memória, integrando-o ao sem PC.

O smartphone que mais revolucionou o mercado brasileiro foi o iPhone, que dispõe de um sistema operacional que permite o desenvolvimento de várias funções. A cada dia surge um novo Tablet, todos compram e em pouquíssimo tempo surge outro e os anteriores já são ultrapassados! Assim já se tornou um ciclo vicioso que movimenta um mercado bilionário. É impossível às pessoas viverem sem essas invenções em pleno século 21, até porque, estamos globalizados e envoltos numa cadeia tecnologicamente fechada. Precisamos de comunicação em tudo o que fazemos no cotidiano e para isso devemos estar conectados e em sintonia com o que há de novo. Facilitamos nossa comunicação, realizamos serviços e grandes operações através de uma agilidade que não conseguíamos na forma arcaica. É mister afirmarmos que o indivíduo está mais preparado para viver no mundo que se projeta a partir deste novo século.


Porque a vida das pessoas torna-se melhor?


Imagine estarmos numa grande metrópole e em plena segunda-feira, início de mês, todo mundo sair para realizar pagamento na fila do caixa do banco. Seria horrível e impossível! Do conforto de nossa casa, escritório ou da pracinha onde vamos passear, fazemos compras, realizamos pagamentos, marcamos uma consulta médica, entre muitos outros serviços! Isso nos demonstra que às pessoas ganharam conforto, soluções rápidas e inteligentes. Ao contrário do que muita gente prega, diminuímos o stress, conseguimos vencer nosso corre-corre. Através de um pequeno software em seu smartphone você conversa através de vídeo-conferência com qualquer pessoa que está do outro lado do mundo. As comodidades e vantagens da internet estão justamente na capacidade que ela tem de ligar pessoas, empresas, instituições e acima de tudo, idéias e culturas.

Nós conseguimos uma comunicação em tempo real, avançamos na agilidade, estamos mais focados e centralizados no mundo, somos informados sem sair de casa. Tudo isso colabora para percebermos que existe uma cumplicidade da tecnologia com a nossa vivência. O computador em forma de tablet, sistemas operacionais avançados, conexões rápidas, enfim, todas essas inovações estão presentes na vida das pessoas e já não podem ser excluídas!
Se houvesse uma maior acessibilidade da classe mais desprovida de recursos, talvez, seria ainda mais globalizado o atendimento e às ações que geram mais inclusão. Nós brasileiros estamos nos adaptando cada vez mais ao mundo tecnológico, porém, falta acima de tudo um investimento mais intenso do estado no ensino avançado em tecnologia. Em alguns países os garotos de 10 anos já sabem formatar um computador, desenvolver um site, enfim, realizar tarefas que no Brasil é necessário 15 anos mexendo no computador para o indivíduo aprender alguma coisa. Isso ocorre porque o ensino não é tecnologicamente preparado.


A dinâmica dos aplicativos


Os aplicativos estão revolucionando a vida das pessoas, dos milhares existentes para internet, produtividade pessoal, aplicativos gráficos, entre outros, a cada dia surge um aplicativo novo no mercado. Atualmente o que faz a diferença e implica diretamente na vida das pessoas, são chamados aplicativos portáteis. Eles não necessitam basicamente de um computador para serem instalados. Ele pode ser executado diretamente do dispositivo em que está armazenado. Com essa inovação os smartphones chegam mais impactantes ao mercado e os tablets tornam-se ferramentas indispensáveis.
Assim a vida das pessoas fica mais comunicativa, objetivamente fácil e globalizada, fazendo primordialmente uma inclusão social nas diversas esferas da sociedade. Não dá mais para desvincular nossas vidas da modernidade tecnológica e nem organizar a sociedade sem esses recursos.
Fonte: Oficina da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário