Categorias

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

5 dicas de como ganhar dinheiro com seu blog

A cada dia, as estatísticas mostram a quantidade de blogs e sites que são criados no Brasil e em todo o mundo. Basta uma simples pesquisa pela palavra “blog” no Google, que encontramos mais de 3,5 bilhões de resultados.

Segundo o site Technorati, que monitora a blogosfera, estima-se que a cada dia são geradas 175 mil páginas e 1,6 milhões de posts são criados – equivalendo a mais de mil posts por minuto.

Podemos observar então que a concorrência é muito grande, não diferente do mundo off-line. Primeiramente precisamos entender que um blog não é nada mais do que um produto, o qual precisa ser bem trabalhado e aceito pelos seus potenciais consumidores (leitores) para obter sucesso.

Abaixo 5 dicas que poderão facilitar e aumentar os  ganhos com seu blog:

1. Nicho de conteúdo:


Tenha foco em seus posts. Diversas pesquisas mostram que para um produto ter sucesso, deve ser centrado em determinado público (nicho de mercado), o blog não é diferente. Isso não quer dizer que você não poderá abranger determinados assuntos de forma holística, mas tome cuidado.

2. Escolha de um programa de afiliado:


Sabemos que para pequenos sites e blogs é difícil um contato direto com os potenciais anunciantes, por isso, a melhor opção são os programas de afiliados, os quais oferecem comissões por vendas, cliques, exibições, etc. Porém, tome cuidado na escolha de um deles, de atenção àquele que realmente vá agregar algo ao seu público. Não venda bomba de chocolate em um site de dieta.

3. Posicionamento estratégico dos anúncios:


Somente adicionar o código de afiliado de alguma empresa que lhe paga comissão não é garantia de sucesso, estude qual será a melhor posição para que seu leitor (consumidor) possa se interessar.

Veja uma imagem produzida por um estudo onde mostra quais são os pontos de um site onde os anúncios mais chamam atenção do visitante:

Onde a cor estiver mais quente significa o ponto em que o usuário terá maior probabilidade de visualizar o anúncio e consequentemente clicar.

4. Atualização:


Um blog desatualizado é igual uma loja com as prateleiras empoeiradas, ou seja, só irá dissipar os consumidores. Crie um hábito em estar sempre atualizando seu blog. Este assunto por si só já vale outro artigo, mas segue algumas dicas para manter seu blog sempre atualizado:
  • Comente notícias do setor;
  • Utilize revistas relevantes para saber quais são os assuntos mais comentados do momento;
  • Interaja com outros blogs de seu nicho;
  • Indique livros e faça e resenhas;
  • Responda perguntas comuns de seus leitores;
  • Explique conceitos.

5. Divulgue:


Uma das premissas básicas da internet é divulgar! Por que sabemos que tem um galo no galinheiro? Por que ele canta! É imprescindível que qualquer ação feita em seu blog (a postagem de um novo artigo, por exemplo) deve ser exposta para o maior número de pessoas possível. Isso pode ser feita de forma automática com a indexação no Google, como também o cadastro manual em alguns agregadores de links, como por exemplo, o diHITT, Twitter, REC6, Linkk e etc.

Se resumirmos tudo isso, podemos observar que a melhor forma de você ganhar dinheiro com seu blog é respeitando seu leitor (consumidor de seu conteúdo).
Fonte: Oficina da net

Nenhum comentário:

Postar um comentário