Qual a melhor TV 3D do mercado?
Comparamos os óculos, a qualidade da imagem, o preço e vários outros elementos importantes.
Veja como escolher o melhor modelo quando chegar a hora de comprar a sua.
A tecnologia 3D é a bola da vez no mundo dos gadgets e eletrônicos. Do cinema à sala de estar, tudo parece saltar das telas a partir de agora. As TVs com capacidade para exibir imagens tridimensionais acabam de chegar ao mercado brasileiro e por isso, no Laboratório Digital deste mês, resolvemos comparar três marcas que já estão ofecendo produtos ao consumidor: a Sony, com o modelo XBR 52 LX 905, a LG, com a TV 47 LX 9500, e a Samsung, com a UM 40 C7000 WM.
Antes de tudo, é bom você entender o seguinte: toda TV 3D também serve para exibir a transmissão dos canais comuns. O 3D é só uma função extra que você ativa quando quiser e, claro, quando o que você está assistindo oferece essa possibilidade. E o que dá a sensação de profundidade é o fato dessa TV exibir 2 imagens simultaneamente, uma para cada olho. O que define que imagem cada um dos olhos vai enxergar, são os famosos e, às vezes incômodos, óculos. E eles são os primeiros a serem submetidos à nossa análise.
Óculos 3D
Sem os óculos, você enxerga as imagens assim, bem borradas e até bem parecidas com o que a sua avó assistia lá no início das transmissões de TV, com os famosos "fantasmas". E por isso, é bom ficar de olho na quantidade de óculos que são fornecidos junto à tela que você comprar. No caso das 3 TVs analisadas, a Sony oferece 4 exemplares; a LG 2, e a Samsung apenas 1. Se você quiser mais óculos, é preciso comprar à parte. Aí, é bom preparar o bolso: cada óculos da Sony custa mais 359 reais; os da LG custam por volta de 350 e os da Samsung, 229 reais a unidade. E não adianta comprar os óculos mais baratos: a sua TV só vai funcionar com os óculos da mesma marca.
O sistema utilizado pelas três fabricantes é o mesmo. Ele é chamado de sistema ativo, ou seja: a TV se comunica o tempo inteiro com os óculos, emitindo sinais e dizendo para ele que imagem deve ser vista por cada um de nossos olhos. É como se existissem milhões de janelinhas sendo abertas e fechadas muito rapidamente, dezenas de vezes por segundo, em cada uma dessas lentes. E exatamente pelo fato da TV precisar falar com os óculos o tempo todo, surge um outro detalhe a ser observado na hora de comprar uma TV 3D: quantos óculos o seu aparelho consegue suportar? Segundo os fabricantes, não há limites.
Outro detalhe que pouca gente sabe: você costuma assistir TV deitado? esse pode ser um grande inconveniente das TVs 3D. Para funcionar, os óculos ativos precisam estar alinhados com as telas. Quanto maior o grau de inclinação, mais escura a imagem vai ficar, e menor o efeito 3D.
Autonomia dos óculos
Como você viu, os óculos são fundamentais na escolha de sua TV 3D. Um outro detalhe que pesa a bateria deles. O modelo da LG traz uma bateria embutida. A carga dura até 30 horas, e basta conectar à entrada USB do televisor para carregar. Já a Samsung e a Sony optaram por modelos de óculos com baterias avulsas. A autonomia, claro, depende de que bateria vc utilizar.
Qualidade da Imagem 3D
Falatório à parte, o que todo mundo quer saber é uma coisa só: qual das TVs oferece a melhor experiência 3D? Será que alguma delas nos faz sentir numa daquelas salas Imax? O efeito 3D é, sim, bastante impressionante. Apesar de você não ver aí na sua casa, pode acreditar: objetos pulam da tela, a profundidade impressiona, os diversos planos mostrados na imagem dão uma boa sensação de realidade. Mas... sim, existem diferenças entre os 3 monitores analisados! Mesmo com os óculos, a TV da LG apresenta algumas imperfeições e é possível visualizar as imagens borradas em alguns momentos e cenas. A da Samsung apresenta um efeito bem legal. Apesar da tela pequena, a empresa conseguiu criar um ambiente onde o espectador se sente dentro da cena tridimensional. Mas a da Sony se destaca neste quesito. Com ela, a sensação 3D é real e bastante agradável de se ver.
Preço
As TVs disponibilizadas diferem bastante em tamanho. Enquanto a da Samsung, com tecnologia LCD tem apenas 40 polegadas, a da LG, de LED, tem 47 e a da Sony que também usa LEDS, 55. Isso interfere bastante no preço delas. Por isso, apesar de sempre levarmos em consideração o preço em nossa análise, neste caso, precisamos deixar o custo em segundo plano. O monitor da Sony tem preço sugerido de 12.999 reais. O da Samsung, 5 mil 699. Já o da LG chega às lojas por 8 mil 999.
A Tv eleita pelo Olhar Digital
A da Sony foi a que mais nos agradou em relação à qualidade das imagens e do óculos. Foi a que mais transmitiu a sensação do 3D, colocando o espectador dentro da cena. Porém, é disparado a mais cara. Com o que vc paga pela Sony, dá pra comprar uma Samsung, por exemplo, com mais 20 óculos extras e ainda sobra um troco para comprar um blu-ray. Lógico, a Samsung tem tela menor, mas o que vai definir a sua escolha é o espaço que vc tem em casa e a disponibilidade na conta bancária..... Bom 3D pra você!!
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário