Categorias

terça-feira, 26 de outubro de 2010

China lança site para competir com Google Earth

Site foi projetado para competir com o Google Earth. Foto: Reprodução

    Um órgão do governo chinês lançou um serviço de mapeamento via satélite, criado para concorrer com o popular serviço de mapeamento via satélite do Google Earth, o que pode representar novos problemas para as operações do Google na China continental.

   O Google e a China estão em conflito desde o ano passado, quando um sério ataque de hackers originário do país asiático levou o Google a fechar seu serviço de busca em chinês na China continental. O Map World foi lançado pelo Serviço Estatal de Agrimensura e Mapamento nesta quinta-feira, e está disponível em www.tianditu.cn. A página está em chinês, mas usuários do browser Chrome, do Google, conseguem traduzir grande parte dos comandos. A homepage oferece uma vista em larga escala da Grande Muralha da China, encimada por nuvens em forma de continentes. 

   O Google não solicitou licença para operar um serviço de mapeamento online na China, informou um jornal chinês, mas o serviço de mapeamento do Google está acessível nos computadores da China continental. Regras criadas em maio pelo serviço de mapeamento dispunham que empresas oferecendo serviços online de mapeamento e localização precisariam solicitar licença. Para fazê-lo, os servidores usados para os mapas teriam de estar localizados no país. 

   O Google informou na época que estava avaliando as novas regras, criadas para permitir que a China bloqueie os serviços de fornecedores que não se qualifiquem para uma licença. O serviço de vídeos YouTube e o de fotos Picasa, controlados pelo Google, estão bloqueados na China, e o pacote de programas online de editoração de documentos às vezes é difícil de acessar no país. As buscas originadas na China são agora direcionadas ao serviço de buscas do Google em Hong Kong. O Google não opera servidores na China continental. 

   Algumas das imagens em alta resolução do Map World sobre o centro de Pequim parecem ter sido obtidas em 1º de outubro de 2009, quando as ruas foram esvaziadas para o desfile militar e alegórico do Dia Nacional da China, que pode ser visto nas ruas. 

   O Map World só oferece imagens de altitude elevada, fora da China, e o outro lado da fronteira entre a China e a Coreia do Norte revela uma área branca depois que certa resolução é atingida. Outros países também apresentam telas em branco para as resoluções mais elevadas. 

   Taiwan, que a China define como província traidora, não pode ser vista na mesma resolução que a China continental. Na China, serviços de mapeamento continuam sujeitos a normas estatais de sigilo, o que cria problemas para mineradoras, já que mapas de alta resolução sobre jazidas não estão disponíveis, e também para simples turistas. 

Fonte: Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário