Categorias

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Geek insere função MP3 em rádio de carro de 35 anos de uso

É bom lembrar que o controle das músicas ainda é feito pelo dispositivo MP3 e não pelo rádio, que serve apenas como amplificador. Foto: Geek/Reprodução
É bom lembrar que o controle das músicas ainda é feito pelo dispositivo MP3 e não pelo rádio, que serve apenas como amplificador.

Com uma adaptação técnica, também conhecida como gambiarra, um nerd alterou seu rádio automotivo, com mais de 35 anos de uso, dando a ele a possibilidade de executar músicas no formato MP3.

De acordo com informações do site The AMC Forum, que reúne alguns projetos eletrônicos como esse, o desafio era criar um MP3 player para carro a partir de um rádio bastante antigo. Com certo conhecimento em eletrônica, o nerd identificado apenas como Neli, que vive em Montreal, no Canadá, estudou o funcionamento das principais funções já existentes em seu antigo aparelho de som e rabiscou (em francês) a modificação rapida mente.

Alguma acomodação teve de ser feita para compatibilizar tecnologias tão díspares. O dispositivo MP3 tem saída de som estéreo, e o rádio tem apenas um canal. Por isso, alguns resistores de 120 ohms foram utilizados como um pequeno mixer (misturador) para unificar o sinal de áudio. O funcionamento é simples: Em sistemas convencionais (como no microsystem da sua sala ou nas caixinhas de som do seu PC), um conector mecânico P2 interrompe a emissão do sinal aos alto-falantes e passa a transmitir para os fones de ouvido.

Neste projeto, quando o conector do MP3 player entra em funcionamento, sendo plugado, o sinal do rádio é interrompido e a música eletrônica é que toca nos alto-falantes. O autor da obra recomenda que o acendedor de cigarro não seja utilizado como recarregar o portátil, ao menos que se tenha a certeza que o aterramento esteja feito corretamente e funcionando. Diferenças de potencial entre os terras pode fritar o rádio e o tocador de MP3 e até mesmo incendiar o carro.

É bom lembrar que o controle das músicas ainda é feito pelo dispositivo MP3 e não pelo rádio, q ue serve apenas como amplificador (você pode no máximo controlar o volume por ele). Além disso, o som, por ter os canais misturados para se tornar mono, perde qualidade. Os rádios usados nos anos 70 sintonizavam normalmente apenas na faixa de AM e ondas curtas, e portanto não tinham qualidade Hi-Fi e muito menos eram em estéreo. Mas é possível adaptar a modificação a rádios ainda vintage mas mais novos, como os auto-rádios dos anos 80, que já possuem faixa de FM e som estéreo. E, apesar do preço baixo que os aparelhos de som automotivo têm hoje, incluindo alguns que já possuem a função de MP3, o projeto vale pelo conhecimento técnico e pela carga geek que todo ele envolve. E, também, para manter a originalidade daquele seu Opala 1971.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário